PERFIL DO ATLETA

Ekaterina Avramova

BIOGRAFIA PESSOAL

Ekaterina Avramova é uma nadadora de 25 anos nascida na Bulgária, que participou duas vezes das Olimpíadas, é detentora do recorde de nado costas na Turquia e uma atleta Blackwolf. Ekaterina (ou Katy) começou a nadar aos 6 anos para superar o seu medo de água. Tendo uma ex-nadadora e jogadora de polo aquático como mãe, e um jogador de handball como pai, Katy nasceu destinada a competitividade esportiva. Com 6 anos de idade, Katy chorava toda vez que tinha que ir tomar banho, por isso, não houve maneira melhor de combater o medo dela de água do que começar a nadar competitivamente.

Com a idade de 17 anos, ela e a mãe mudaram da Bulgária para Londres, onde Katy teve uma chance ainda maior de se desenvolver como atleta de competições. Esta foi uma mudança importante para Katy, que ela acredita ter sido fundamental para ela participar duas vezes das olimpíadas.

Katy atualmente detém todos os recordes de nado costas na Turquia e foi 5x medalhista de ouro dos Jogos Islâmicos de Solidariedade.

O QUE LEVOU VOCÊ A SE TORNAR UMA NADADORA PROFISSIONAL?

“Sem contar o talento, me lembro de um dia estar sentada assistindo TV e ver uma entrevista da única medalhista olímpica de ouro da Bulgária na natação. Eu deveria ter cerca de 11 anos de idade. Ela estava falando sobre a sua jornada, os altos e baixos, o trabalho árduo e os sentimentos de quando ela ganhava ou perdia. Aquele dia eu disse: “Eu serei a próxima!”. Ela me inspirou a sonhar em me tornar a melhor nadadora que a Bulgária já teve!”


O QUE A NATAÇÃO SIGNIFICA PARA VOCÊ?

“A natação para mim é um estilo de vida! É o que eu tenho feito por toda a minha vida e é o que eu melhor faço… Por causa do esporte, eu cresci aprendendo a ser determinada, não procurar atalhos e a sonhar, pois os sonhos REALMENTE se tornam realidade quando você se esforça de verdade!”


QUAL FOI A SUA MAIOR CONQUISTA ATÉ HOJE?

“Atualmente eu sou uma nadadora olímpica que participou de dois jogos (Londres 2012 & Rio 2016). Fui 5x Medalhista de Outro dos Jogos Islâmicos de Solidariedade de Baku 2017. Finalista do Campeonato Europeu, Semifinalista do Campeonato do Mundo. Sou detentora do Recorde Nacional Turco de todos os eventos de nado costas e ainda detenho os recordes nacionais da Bulgária. Também, tenho o recorde regional de Londres e de Middlesex.”


QUANTO TEMPO VOCÊ TREINOU PARA ALCANÇAR O NÍVEL EM QUE VOCÊ ESTÁ AGORA?

“Farão 20 anos que eu entrei na piscina pela primeira vez. Profissionalmente vai fazer 14 anos em Agosto.”


O QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM RELAÇÃO A NATAÇÃO, TREINAR E FICAR EM FORMA?

“A natação é um dos esportes mais difíceis, não apenas por você estar sozinho… mesmo que você nade com outras pessoas, mas sim por causa do tão cedo que é preciso acordar e das longas horas que são necessárias treinar para reduzir alguns poucos milissegundos do seu tempo. Mas não importa o quão severo seja o meu regime, eu amo o que eu faço! Amo o fato de que a cada temporada eu ser capaz de ir além dos meus limites. Sou privilegiada por poder viajar e conhecer um monte de lugares diferentes e conhecer muitas pessoas interessantes pelo caminho.”


COM QUE FREQUENCIA VOCÊ TREINA?

“Minha temporada dura 11 meses, nos quais eu treino todo o dia (7 dias por semana). Na maioria deles, treino duas vezes por dia. Tenho 10 sessões de natação por semana e entre 4 a 8 sessões de treino na academia (depende do ciclo de treinamento).”


COMO É UM DIA NORMAL DE TREINO PARA VOCÊ?

“Eu me levanto às 4:30am para me preparar e entrar na piscina às 5:20am. Nado até as 7:30/8:30 (depende da sessão) e então vou para a academia para mais uma sessão de uma hora e meia de musculação ou treino em chão firme. Faço 30 minutos de alongamento e volto para água para não sair antes das 10:30am. Quando vou para casa eu tomo café da manhã e volto a dormir por algumas horas. A segunda sessão inicia as 5pm com um treino em chão firme e depois das 6pm até as 8pm eu vou para água novamente.

Então é hora de ir para casa, jantar e dormir! Eu repito isto nas terças e quintas. Nas quartas, sextas, sábados e domingos eu só faço a parte da manhã ou a da noite.”


QUAL A SUA PARTE FAVORITA DO SEU TREINO E PORQUE?

“Minha parte favorita do treinamento é quando eu me sinto particularmente cansada e querendo ir embora, mas eu supero estes sentimentos e acabo realizando uma ótima sessão. Para mim, isso significa que eu superei meus limites, mesmo que minha mente e corpo não estivessem prontos, e esta é a diferença entre ser um atleta mediano e ser um ótimo atleta!”


COMO A SUA DIETA É DURANTE SEU TREINAMENTO DIÁRIO E COMO É QUANDO ESTÁ A CAMINHO DE UMA COMPETIÇÃO?

“Como nadadora, tenho bastante sorte em poder comer quase qualquer coisa que eu quero, mas com certeza eu tomo cuidado. Durante o início da temporada, que é em setembro, eu procuro comer mais carboidratos porque as sessões são mais longas e bastante aeróbicas pois preciso recarregar e preparar o meu corpo para a temporada. Quando me aproximo das competições ou no meio da temporada, eu procuro comer mais proteínas.”


QUAIS OS OBJETIVOS QUE VOCÊ DEFINIU PARA O FUTURO E COMO VOCÊ ESPERA REALIZÁ-LOS?

“O meu principal objetivo é poder competir nos jogos olímpicos de Tóquio em 2020. Até lá, eu tenho muitas outras importantes competições que meu técnico e eu estamos focando. A natação é diferente de vários outros esportes, pois em alguns meses a gente tem competições quase todo final de semana. Portanto, continuar melhorando o meu tempo e crescendo no ranking mundial até 2020 será a melhor maneira de alcançar o meu principal objetivo.”


O QUÊ TE INSPIRA? O QUE FAZ VOCÊ QUERER TREINAR E MELHOR MAIS A CADA DIA?

“Para responder a esta pergunta eu normalmente uso um simples exemplo: sucesso é como droga, quando você experimenta você nunca mais quer deixar de ter. É isso que faz eu continuar. É isso que me faz querer acordas as 4:30am e sair no escuro e no frio do inverno de manhã para treinar!”


QUAL É A SUA PRINCIPAL DICA NO FITNESS?

“Para mim a dica mais importante é: ALONGAMENTO! Não importa quão árduo seja o seu treino na academia, você sempre precisa achar tempo para se alongar após cada sessão! Se não, todo o trabalho que você teve pode ser perdido um dia se você se machucar.”


QUAL FATO SOBRE VOCÊ SURPREENDERIA AS PESSOAS? (PODE SER QUALQUER COISA, NÃO PRECISA ESTAR RELACIONADO AO TREINO)

“Como eu mencionei antes, eu nasci na Bulgária. Em 2013 eu mudei o meu país de representação para a Turquia. Portanto, a minha primeira participação nos jogos olímpicos foi com a Bulgária, e minha segunda foi com a Turquia.”


POR QUE VOCÊ ESCOLHEU SE TORNAR UM ATLETA BLACKWOLF?

“Eu me deparei com os produtos Blackwolf e eles eram tudo o que eu estava procurando e em apenas 3 simples fórmulas. Para poder consumir todas as vitaminas, proteínas e outras substâncias eu normalmente precisava tomar 15 comprimidos e 3 litros de líquidos, contudo, com o Blackwolf eu consigo tudo em um produto!”


COMO A BLACKWOLF AJUDA VOCÊ A LEVAR OS SEUS TREINAMENTO AO PRÓXIMO NÍVEL E AJUDA VOCÊ A CONQUISTAR OS SEUS OBJETIVOS?

“A formula da Blackwolf é única e me dá tudo o que eu preciso desde o pré-treino antes do meu treino matinal até quando eu preciso me manter ativa para enfrentar as longas horas de treino e, é claro, ela me dá a recuperação completa que eu preciso após cada sessão. Ser capaz de me recuperar completamente dia a dia é uma das principais vantagens que a Blackwolf oferece. Manter o meu corpo sempre saudável e em forma me ajudará a melhorar o meu desempenho e me deixará um passo mais próximo de alcançar os meus objetivos.”


QUAL PRODUTO DA BLACKWOLF É O SEU FAVORITO E POR QUE?

“Meu produto predileto é o Trail, a bebida para pré-treino. Ele me dá o impulso necessário para começar o meu dia de forma revigorada!”

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